fevereiro 14, 2018

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI
Um documento muito interessante e com aspetos verdadeiramente relevantes:
1- lugar fundamental para "três áreas de competência: habilidades cognitivas, intrapessoais e interpessoais";
2- "habilidades que o aluno deve possuir para se tornar uma pessoa confiante, um aluno autodirigido [inerente à autorregulação da aprendizagem], um participante ativo e um cidadão preocupado";
3- "valores fundamentais: resiliência, responsabilidade, respeito, integridade, cuidado e harmonia";
4- programas de formação de professores concebidos para promover "o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras centradas [em] novas habilidades: foco na aprendizagem dos alunos, métodos de ensino de resolução de problemas, avaliações ativas usando estudos de caso e portefólios", e rentabilizando a prática de professores experientes nessas metodologias" e incluindo momentos de "imersão" reflexiva no espaço educativo.
Em Portugal, o quadro da formação contínua de professores necessita ser reformulado, de modo a promover um processo de verdadeira qualidade e impacto na recriação da escola pública!