setembro 26, 2016

Lançamento de monografia > "Anadia, Terra de Paixões" / "Anadia, Land of Passions"

2016.10.01
Lançamento de monografia > "Anadia, Terra de Paixões" / "Anadia, Land of Passions"
16h00
Sangalhos > Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional > Auditório
LIVRO CONVIDA A DESCOBRIR “ANADIA, TERRA DE PAIXÕES”
Edição bilingue com fotografias de cortar a respiração…
“Anadia, Terra de Paixões” é o título da monografia que a Câmara Municipal de Anadia vai dar a conhecer no próximo dia 1 de outubro, pelas 16h00, no auditório do Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, numa sessão em que caberá a Nuno Rosmaninho, da Universidade de Aveiro, a apresentação da obra.
Produzida pela Câmara Municipal de Anadia, esta edição assume-se como um instrumento de promoção do concelho, que reforçará o trabalho de divulgação de Anadia no país e no estrangeiro. Trata-se de um verdadeiro convite à descoberta ou à redescoberta de Anadia, graças ao desafio lançado pelas mais de três centenas de fotografias que ilustram as suas páginas. As imagens, que a autarquia comissionou a Miguel Rolo, mostram as facetas mais conhecidas do concelho, mas também outras menos divulgadas ou que são agora apresentadas sob uma perspetiva inédita. Neste seu périplo por Anadia, o fotógrafo anadiense, premiado nacional e internacionalmente, seguiu o roteiro traçado pela equipa de projeto da autarquia, o qual contempla diversos pontos de interesse do concelho, organizados em oito capítulos dedicados a outros tantos temas: Arte, Cultura, Desporto, Emoções, Natureza, Saúde & Bem-Estar, Urbanismo, e Vinho & Gastronomia. Reconhecendo que muito ficou por incluir ou aprofundar nesta viagem, a autarquia pensa dar continuidade ao projeto, com a publicação de outras obras que possam complementar o trabalho realizado e que, tal como este, ofereçam a informação em diferentes idiomas (português e inglês, neste caso), permitindo fazer chegar a mensagem a um universo de leitores mais alargado.
A apresentação de “Anadia, Terra de Paixões” / “Anadia, Land of Passions” será feita por Nuno Rosmaninho, docente do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, reputado historiador que vem dedicando muita da sua investigação a Anadia, concelho de onde é natural.
A sessão será realizada no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, infraestrutura onde também decorre, de 30 de setembro a 02 de outubro, a edição 2016 do Encontro com Vinho e Sabores – Bairrada.