setembro 07, 2016

Isabel I nasceu em Greenwich a 7 de Setembro de 1533 e foi Rainha de Inglaterra e Irlanda

Ela também é conhecida como "A Rainha Virgem", sendo a quinta e última monarca da Casa de Tudor. Faleceu no dia 24 de Março de 1603, aos 69 anos de idade após um reinado de mais de quatro décadas.
Isabel chegou ao trono em 1559 com a morte da sua meia-irmã, a rainha Maria I, alcunhada de “A Sanguinária”. As duas meias-irmãs, ambas filhas de Henrique VIII, mantiveram um tempestuoso relacionamento durante os cinco anos de reinado de Maria.
Maria havia sido educada como católica, e promulgou leis em prol da restauração da supremacia papal na Inglaterra. Essa postura real fez eclodir uma rebelião protestante, que a levou a decretar a prisão de Isabel, uma protestante, sob a suspeita de cumplicidade com as manifestações.
Após a morte de Maria, Isabel sobreviveu a diversas conspirações católicas e tem a sua ascensão saudada por grande parte dos lordes ingleses, na sua maioria reformistas que aguardavam um clima de maior tolerância religiosa.
Sob orientação inicial do secretário de Estado, Sir William Cecil, Isabel revogou a legislação pró-católica de Maria e estabeleceu uma Igreja Protestante de rito anglicano. Tornou-se chefe exclusiva da Igreja da Inglaterra e encorajou reformas calvinistas na Escócia.
Nas relações externas, Isabel praticou uma política de estreitamento dos laços com aliados protestantes da Inglaterra, tentando dividir os seus inimigos.
Tinha a oposição do papa, que se recusava a reconhecer a sua legitimidade, e da Espanha, uma nação católica que vivia o auge de seu poderio à época. Em 1588, a rivalidade entre os dois levou a uma fracassada invasão da Espanha sobre a Inglaterra, na qual a “Invencível Armada” espanhola, a maior força naval do mundo à época, foi destruída pelas tormentas e pela marinha inglesa.
Com o crescente domínio inglês dos mares, Isabel encorajou viagens de descobertas, como a circunavegação de Francis Drake ao redor do mundo e as expedições de Walter Raleigh à costa da América do Norte. Erigiu o poderio comercial do país, tendo Londres ultrapassado as rivais Amsterdão e Antuérpia pelo seu dinamismo mercantil.
O longo reinado de Isabel, que se tornou conhecida como a “Rainha Virgem”, celibatária que era, coincidiu com o florescimento da Renascença Inglesa, associado ao surgimento de renomados mestres como William Shakespeare.
Por ocasião da sua morte, no começo do século XVII, a Inglaterra já se havia tornado a potência hegemónica mundial em muitos aspectos.
Isabel I em 1546, retrato atribuído a William Scrots
Ficheiro:Elizabeth I of England - coronation portrait.jpg
Retrato da coroação de Isabel I -Autor desconhecido
File:Elizabeth I (Armada Portrait).jpg
Isabel I, The Armada Portrait, retrato comemorativo da derrota da Armada espanhola  - George Gower