março 31, 2015

O que é Estatística?


    "Conheça, Curta e Compartilhe - @[470757176305577:274:Dicas de Geografia]
#Geografia #História #Matemática

Estatística

O que é Estatística?

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente #Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Desde a Antiguidade

Apesar da Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da #população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Até nossos dias

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Fonte:  IBGE/Estatística"

    O que é Estatística? O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente ‪#‎Estatística‬, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
    O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

    Desde a Antiguidade
    Apesar da Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da ‪#‎população‬ poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

    Até nossos dias
    Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

    Fonte: IBGE/Estatística

Manuel António Pina, um dos autores a ler nas Metas Curriculares de Português...


Manuel António Pina

Não o Sonho

Talvez sejas a breve
recordação de um sonho
de que alguém (talvez tu) acordou
(não o sonho, mas a recordação dele),
um sonho parado de que restam
apenas imagens desfeitas, pressentimentos.
Também eu não me lembro,
também eu estou preso nos meus sentidos
sem poder sair. Se pudesses ouvir,
aqui dentro, o barulho que fazem os meus sentidos,
animais acossados e perdidos
tacteando! Os meus sentidos expulsaram-me de mim,
desamarraram-me de mim e agora
só me lembro pelo lado de fora.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral

No dia 30 de março de 1922, Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiram de Lisboa com destino ao Rio de Janeiro, pilotando o hidroavião Lusitânia, na tentativa da 1º travessia aérea do Atlântico sul.
Esta viagem representou um marco importante para a aviação mundial, pois comprovou a eficácia do sextante, aperfeiçoado por Gago Coutinho, com a ajuda de Sacadura Cabral, que permitia a navegação aérea astronómica com uma precisão até então nunca alcançada

Novo projeto da RBE/PNL...

Ler, é para já!

Ler, é para já!
Ler, é para já! é um programa dirigido a jovens e adultos com poucos hábitos de leitura que necessitam de aumentar os níveis de literacia e de consolidar as aprendizagens necessárias à qualificação profissional. 
Pretende-se motivar para a leitura por prazer e contribuir para criar leitores autónomos, propondo a utilização dos recursos das bibliotecas.

Dia Mundial da Poesia

De 21 de março, Dia Mundial da Poesia, até dia 24 de abril decorre, na Biblioteca Municipal, a votação dos poemas concorrentes à 7ª edição do Concurso de Poesia "Letras da Primavera".
Os poemas estarão expostos no átrio da biblioteca até 24 de abril, e, durante este período, serão avaliados e sujeitos a votação pelos visitantes, mediante preenchimento de impresso próprio facultado pelo serviço de atendimento da biblioteca.
O resultado da votação será tornado público nos websites do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt) e da Biblioteca Municipal de Anadia (www.bm-anadia.pt), bem como na sua página de Facebook, e através da comunicação social.
Os três trabalhos mais votados receberão como prémio um cheque-livro no valor de 100 euros (1º lugar), 75 euros (2º lugar) e 50 euros (3º lugar), devendo a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se em julho, no âmbito do sétimo aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia.

31 de Março de 1889: Inauguração da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um dos símbolos franceses mais importantes, localiza-se na cidade de Paris e foi inaugurada a 31 de Março de 1889, para assinalar a Exposição Mundial que decorreu no ano do centenário da Revolução Francesa.
Os trabalhos de construção, onde participaram 300 operários, demoraram dois anos e dois meses. Projectada por Gustave Eiffel, começou a ser construída a 28 de Janeiro de 1887. É uma estrutura metálica que comporta três plataformas. A primeira fica a 57,63 metros do solo, a segunda a 115,73 metros e a terceira a 276,13 metros. A torre tem uma altura total, incluindo a antena emissora de televisão, de 320 metros. Em Novembro de 2000, foi montada uma nova antena de televisão e rádio que fez a altura total passar para 324 metros. A altura da torre varia 15 centímetros em função da temperatura e quando está muito vento pode balançar até doze centímetros. Para subir a torre é preciso vencer 1665 degraus. Até 1929, foi o edifício mais alto do mundo. Nesse ano, perdeu o estatuto para o prédio da Chryler em Nova Iorque, que tinha mais sete metros. A torre pesa cerca de 10 100 toneladas e na sua construção foram utilizadas 18 000 peças de ferro e 2,5 milhões de rebites. Todas as peças estão fixadas por rebites. em tinta a registar um peso de 40 toneladas. Os pilares da torre estão assentes em fundações instaladas no subsolo. A Torre Eiffel, também conhecida por "Dama de Ferro", abriga nos seus três pisos um restaurante, um cinema e um pequeno museu de cera. Cerca de seis milhões de visitantes por ano fazem deste monumento o mais visitado do mundo. No primeiro ano, foram registados dois milhões de visitantes. No total, perto de 200 milhões de turistas passaram pela torre, que pertence actualmente ao município de Paris. A torre está dotada de uma série de elevadores para fazer subir os visitantes. Os originais eram todos hidráulicos. Os elevadores dos pilares Este e Oeste foram substituídos em 1899 e modernizados em 1986. O elevador do pilar Sul foi desactivado em 1900 e apenas substituído em 1983 por um exclusivo para clientes do restaurante. O elevador do pilar Norte foi substituído em 1965 por um eléctrico e este posteriormente modernizado, em 1995. O elevador hidráulico central que não opera no inverno, foi substituído em 1983. Nas fachadas dos quatro pilares da Torre Eiffel, estão inscritos os nomes de 72 cientistas, que Gustave Eiffel quis homenagear. Os seus nomes foram apagados no início do século numa altura em que a torre foi pintada, mas entre 1986 e 1987 voltaram a ser inscritos.
 Porto: Porto Editora, 2003-2013.


Arquivo: Maurice Koechlin pylone.jpg
Este desenho, realizado em 1884 por Maurice Koechlin, é o primeiro esboço da Torre de 300 metros
Arquivo: Paris-LOC cph 3b40741.jpg
Vista aérea da Exposição de Paris de 1889 

A exposição Universal

English lesson about the weather...

Bancos artísticos em Londres...


No verão passado, Londres foi invadida pelos bancos literários criados para promover a leitura de obras de arte.

Não é uma bela iniciativa?

As mulheres que fizeram a história - Mumadona Dias



Mumadona Dias (em espanhol: Muniadona Díaz; m. 968) foi condessa de Portugal e a mulher mais poderosa do seu tempo no noroeste da península Ibérica.
Filha do conde Diogo Fernandes e da condessa Onega ou Onecca, era tia do rei Ramiro II de Leão.
Célebre, rica e mulher mais poderosa no Noroeste da península Ibérica, é reconhecida por várias cidades portuguesas devido ao seu registo e acção.
Mumadona casou entre 915 e 920 e antes de 23 de fevereiro de 926—quando aparecem juntos pela primeira vez com o conde Hermenegildo Gonçalves, passando, porém, a governar o condado sozinha após o falecimento do seu esposo entre 943 e 950, que a deixou na posse de inúmeros domínios, numa área que coincidia sensivelmente com zonas que integrariam os posteriores condados de Portucale e de Coimbra.
Esses domínios foram divididos em Julho de 950 com os seus seis filhos, vindo Gonçalo I Mendes a ficar com os do condado Portucalense. Nesse momento (950-951), por inspiração piedosa, fundou, na sua herdade de Vimaranes, um mosteiro sob a invocação de São Mamede (Mosteiro de São Mamede ou Mosteiro de Guimarães), onde, mais tarde, professou.
Para a proteção deste mosteiro e das suas gentes das incursões dos Normandos, determinou a construção de um castelo (Castelo de Guimarães) à sombra do qual se desenvolveu o burgo de Guimarães, vindo a ser sede da corte dos condes de Portucale. O documento testamentário no qual faz a doação de seus domínios, gado, rendas, objetos de culto e livros religiosos ao mosteiro de Guimarães, datado de 26 de Janeiro de 959, é importante por testemunhar a existência de diversos castelos e povoações na região. Devido às "incursões dos infiéis, que haviam assolado as proximidades do cenóbio" em 968, entregou o castelo ao mosteiro.
Apesar de não ser a fundadora da Póvoa de Varzim (Villa Euracini) e de Vila do Conde (Villa de Comite), o seu registo é pioneiro ao incluir pela primeira vez estas villas. Os topónimos de Aveiro (Suis terras in Alauario et Salinas) e de Felgueiras (In Felgaria Rubeans villa de Mauri) também aparecem no documento testamentário de Mumadona Dias como o primeiro a fazer referência escrita a essas terras.

Estátua de Mumadona em Guimarães 

Dia Mundial do Livro Infantil em Anadia....


A Câmara Municipal de Anadia celebra o dia Mundial do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril) com um conjunto de atividades de promoção do livro e da leitura, que decorrerão na Biblioteca Municipal.
Assim, de 1 a 30 de abril, e no âmbito da ação “Em Abril, Leituras Mil!”, os livros e a leitura suscitam um leque diversificado de iniciativas, destinadas a leitores de todas as faixas etárias. Trata-se de um programa que pretende reforçar a proximidade da comunidade à Biblioteca, e, ainda, sensibilizar o público para a importância e para os benefícios da leitura.
Por cada requisição domiciliária efetuada durante o mês de abril, os utilizadores receberão uma senha que lhes permitirá participar no sorteio dos cerca de duzentos prémios (sobretudo livros) que a autarquia tem para oferecer.
A Câmara Municipal de Anadia convida toda a comunidade a visitar a biblioteca e a participar nestas atividades, celebrando este mês tão especial, dedicado ao livro e à leitura, elementos basilares na aquisição e fortalecimento de competências fundamentais, que se traduzem, de forma evidente, na qualidade de vida dos cidadãos.

março 29, 2015

A todos os nossos queridos leitores, a Biblioteca Escolar deseja um ótimo e santo Domingo de Ramos...

Stonehenge em Inglaterra

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Stonehenge está localizado na Inglaterra e é aberto a visitação ao público. Ele foi construído em três fases e estima-se que a construção exigiu mais de trinta milhões de horas de trabalho, alguns afirmam que eram usados para sacrifício humano e ou para a arqueoastronomia. A explicação científica para a construção está no ponto em que o monumento tenha sido concebido para que um observador em seu interior possa determinar, com exatidão, a ocorrência de datas significativas como solstícios e equinócios, eventos celestes que anunciam as mudanças de estação. Para isto basta se posicionar adequadamente entre os mais de 70 blocos de arenito que o compunham e observar-se na direção certa. Esta descoberta se deu em 1960, demonstrando, através da arqueologia, que os povos neolíticos, 3000 anos antes de Cristo, já tinham este conhecimento. 

Ideias extraordinárias por causa dos livros e da leitura...

Sensacional essa cascata de livros na fachada de uma livraria em Köln, na Alemanha.
 

Viva o espírito de renovação da Páscoa!

As 5 mais belas bibliotecas de Portugal

Se estar rodeado de livros já é uma experência única, fazê-lo nestes espaços é ainda mais deslumbrante. 

Portugal possui bibliotecas de enorme beleza, algumas delas consideradas como das mais belas do mundo.

Biblioteca da Cruz Vermelha 
          Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Foto: Ana Silva
Situada no 4º piso da ala nascente do monumento, a Biblioteca ou Casa da Livraria, como também era chamada, ocupa a mais nobre e vasta de todas as salas do edifício, em forma de cruz com c. de 85 m de comprimento e 9,5 m de largura.  Pavimentada em pedra liós de varias cores, tem no centro uma abóbada apoiada sobre quatro arcos, fechada sobre uma pedra-mármore onde se vê esculpido um rosto humano representando o sol.

        Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Foto: Susan McKavoy
A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII situada no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio daFaculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Apresenta um estilo marcadamente rococó, sendo reconhecida com uma das mais originais e espectaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

         Biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa

Foto: Jorge Costa
A Biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa está implantada na Sede Nacional da Instituição, no Palácio da Rocha do Conde d`Óbidos, em Lisboa, um edifício classificado como imóvel de interesse público em 1993. Este espaço foi reconstruído após 1935, segundo a concepção do Secretário-Geral, Afonso d’Ornelas, inspirado no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa. Apresenta um tecto apainelado com pinturas ornamentais alegóricas às sete Artes Liberais e um painel central, pintado em 1938 por Gabriel Constante, que reproduz a Paz de Alvalade e no qual figuram a Rainha Santa Isabel, o Rei D. Dinis e seu filho D. Afonso. Um grande lustre de cristal, fabricado pela fábrica da Marinha Grande, está suspenso no centro desta pintura. A decoração do tecto inclui igualmente a divisa “Inter Armas Charitas”, adoptada em 1887 pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha. A sua galeria está circundada por uma balaustrada de madeira em estilo do século XVII.

        Bibloteca da Academia de Ciências de Lisboa

Foto: Sérgio Costa
A Academia das Ciências de Lisboa inclui uma das mais importantes bibliotecas do País, resultante da reunião do seu próprio espólio ao da ‘Livraria’ do Convento de Jesus, da Ordem Terceira, após a extinção deste e subsequente outorga por D. Maria II (1834) do edifício e seu conteúdo à Academia. A ‘Livraria’ havia sido muito enriquecida, em parte para apoio de actividades da Aula Maynense, criada pelo Pe José Mayne em 1792 com apoios vários, com realce para Frei Manoel do Cenáculo, e já então em colaboração com a Academia.

         Livraria Lello

Foto: Susan Anderson
Concebido segundo projeto do engenheiro Xavier Esteves, a Livraria Lello é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico portuense, destacando-se fortemente na paisagem urbana envolvente. Trata-se de um conjunto em que a arquitetura e os elementos decorativos deixam transparecer o estilo dominante no início de século XX.

29 de Março de 1809: Invasões francesas- uma aula de História

29 de Março de 1809: Invasões francesas. Desastre da Ponte das Barcas, no Porto, na fuga da população ao ataque do exército francês do general Soult.

No dia 12 de Março de 1809 (durante a 2ª invasão francesa) o general Soult entrou em Portugal, por Chaves e dirigiu-se ao Porto. A cidade foi conquistada e saqueada pelas tropas francesas, havendo focos de resistência por parte da população. Da Serra do Pilar as tropas portuguesas ripostaram como puderam. A 29 de Março, os habitantes do Porto em fuga, dirigiram-se  para a “Ponte das Barcas”, tentando passar para o lado de Gaia. Perante a fragilidade da ponte e a quantidade de pessoas que a atravessava aquela cedeu e cerca de 4000 pessoas caíram e morreram nas águas do Douro.
Após esta tragédia Soult, querendo ganhar a simpatia dos portuenses, proibiu novos saques, mandou patrulhar as lojas, mercados e igrejas para evitar novas pilhagens, isentou o povo do direito de portagem e mandou distribuir sopa às pessoas carenciadas.
No dia 12 de Maio Soult foi batido no Porto pelas tropas anglo-lusas, comandadas pelo Duque de Wellington e foi obrigado a retirar para Espanha, atravessando a 18 de Maio a fronteira em Montalegre, acabando assim a segunda invasão francesa.

Como surgiu a Ponte das Barcas

Ao longo dos séculos a comunicação de pessoas e mercadorias entre as margens do Douro era feita através de barcos. Apesar de vários projectos para a construção de uma ponte sobre o rio Douro que servisse as populações do Porto e de Vila Nova de Gaia, nomeadamente o da construção de uma ponte em pedra, da autoria de Carlos Amarante, a primeira passagem seria lançada somente no ano de 1806, tendo sido aberta ao público a 15 de Agosto de 1806. Era constituída por 33 barcas, com cerca de mil palmos de extensão e abria e fechava para dar passagem às grandes embarcações que subiam e desciam o rio. Em tempo de cheias a ponte era desmantelada para evitar a sua destruição.

Havia muita concorrência na sua passagem, sobretudo às terças e sábados. Os preços de passagem praticados eram os seguintes:

Cada pessoa a pé ……………………………... 5 réis
Cada pessoa a cavalo ………………………..20 réis
Carro de uma junta de bois …………….. 40 réis
Cadeirinhas de mãos ……………………….. 60 réis
Liteira …………………………………………….. 120 réis
Sege ………………………………………………….160 réis

À noite, passados 45 minutos do sol-posto, os preços duplicavam, taxa que se mantinha até 45 minutos antes do nascer do sol, em momento que era anunciado pelo toque de um sino.
A “Ponte das Barcas” revestiu-se de uma enorme importância para o desenvolvimento das comunicações entre as zonas ribeirinhas, mas também no contexto inter-regional, na ligação entre as margens norte e sul do rio Douro.
No entanto, dadas as suas naturais limitações, a crescente necessidade do desenvolvimento das comunicações e a melhoria dos meios técnicos a nível da engenharia de pontes, nos anos 40 de oitocentos foi projectada nova ponte, a nascente da velha “Ponte das Barcas”. A “Ponte Pênsil”, “Ponte de Ferro”, ou “Ponte D. Maria II”, projectada e executada pelo engenheiro Claranges Lucotte.
wikipedia(Imagens)
notícias.sapo.pt
Ficheiro:Vue de la ville et du port de Porto 1817 Henry L'Eveque.jpg
Gravura de 1807, vendo-se a Ponte das Barcas
O desastre da Ponte das Barcas
Ficheiro:São Nicolau-Alminhas da Ponte (2).jpg

março 27, 2015

Tudo dito...

Informação importante...

8 motivos para ler livros...

“Em Abril, Leituras Mil!”


A Câmara Municipal de Anadia celebra o dia Mundial do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril) com um conjunto de atividades de promoção do livro e da leitura, que decorrerão na Biblioteca Municipal.
Assim, de 1 a 30 de abril, e no âmbito da ação “Em Abril, Leituras Mil!”, os livros e a leitura suscitam um leque diversificado de iniciativas, destinadas a leitores de todas as faixas etárias. Trata-se de um programa que pretende reforçar a proximidade da comunidade à Biblioteca, e, ainda, sensibilizar o público para a importância e para os benefícios da leitura.
Por cada requisição domiciliária efetuada durante o mês de abril, os utilizadores receberão uma senha que lhes permitirá participar no sorteio dos cerca de duzentos prémios (sobretudo livros) que a autarquia tem para oferecer.
A Câmara Municipal de Anadia convida toda a comunidade a visitar a biblioteca e a participar nestas atividades, celebrando este mês tão especial, dedicado ao livro e à leitura, elementos basilares na aquisição e fortalecimento de competências fundamentais, que se traduzem, de forma evidente, na qualidade de vida dos cidadãos.

7ª edição do Concurso de Poesia "Letras da Primavera".


De 21 de março, Dia Mundial da Poesia, até dia 24 de abril decorre, na Biblioteca Municipal, a votação dos poemas concorrentes à 7ª edição do Concurso de Poesia "Letras da Primavera".
Os poemas estarão expostos no átrio da biblioteca até 24 de abril, e, durante este período, serão avaliados e sujeitos a votação pelos visitantes, mediante preenchimento de impresso próprio facultado pelo serviço de atendimento da biblioteca.
O resultado da votação será tornado público nos websites do Município de Anadia (www.cm-anadia.pt) e da Biblioteca Municipal de Anadia (www.bm-anadia.pt), bem como na sua página de Facebook, e através da comunicação social.
Os três trabalhos mais votados receberão como prémio um cheque-livro no valor de 100 euros (1º lugar), 75 euros (2º lugar) e 50 euros (3º lugar), devendo a cerimónia de entrega dos prémios realizar-se em julho, no âmbito do sétimo aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia

Santa Páscoa com boas leituras...

 Em modo de Páscoa, 
 com ovos, chocolates e amêndoas, 
 a BE deseja-lhe uma Santa Páscoa com boas leituras...
 
Páscoa 2015

Prémio Boas Práticas da DGLAB

Exemplo de Boas Práticas premiado, reconhecido...
 
Prémio Boas Práticas da DGLAB

Bibliotecas MUNICIPAIS de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Rede Bibliotecas CIRA vence prémio de Boas Práticas
25 de Março, 2015


O Prémio «Boas Práticas em Bibliotecas Públicas» (1.ª edição) instituído em 2014 pela DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi atribuído à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pelo projeto Rede de Bibliotecas da CIRA.

O júri louvou a excelência da candidatura e o valor estratégico deste projeto, assente no trabalho colaborativo das bibliotecas, no sentido de prestarem um melhor serviço público a todos os cidadãos que residem, trabalhem ou estudem em qualquer um dos 11 municípios envolvidos, pois a Rede acredita que as condições de utilização dos serviços devem ser as mesmas para todos os cidadãos da Comunidade Intermunicipal, que têm o direito de exigir os mesmos serviços e a mesma qualidade em qualquer biblioteca pública da Região.

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro elegeu como trave mestra da sua atuação a otimização dos recursos disponíveis, ou seja, partir do aproveitamento daquilo que cada biblioteca possui e tentar rentabilizá-lo em prol de todos, de forma a equilibrar os serviços prestados pelas diferentes Bibliotecas Públicas. Tudo se resume a pensar a Biblioteca Pública na lógica do acesso aos serviços que ela pode prestar aos cidadãos, independentemente da sua proveniência e da localização física da Biblioteca.

A entrega oficial do prémio será feita pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no Centro Cultural de Belém, no dia 17 de Abril, no âmbito duma ação intitulada “Lugar da Cultura”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura.

A distinção tem como objetivo premiar anualmente projetos inovadores desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, e contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas. O seu valor pecuniário é 4.500,00€, e será entregue à CIRA para que esta o invista na sua Rede de Bibliotecas.

Este trabalho colaborativo entre as Bibliotecas tem contribuído para melhorar o serviço público prestado por estes equipamentos culturais à região, reduzindo custos. Paralelamente, tem concorrido para promover e reforçar a identidade regional, sublimando o valor social e cultural da Biblioteca Pública, além de potenciar os recursos humanos de cada uma das 11 unidades, numa lógica de trabalho em rede, partilha de boas práticas e construção de projetos comuns.


 Parabéns!

Parabéns da BE da EB nº 2 de Anadia!

março 25, 2015

«Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer»-Higiene do son


As necessidades de sono têm uma variabilidade individual, e enquanto nos adultos podem oscilar entre as 4-9 horas diárias, a criança de 6-10 anos deve dormir cerca de 10-11 horas por di

O sono é necessário para a sobrevivência e para a saúde da espécie humana. E o período longo de sono deve ser noturno, uma vez que ele é regulado por hormonas que apresentam uma secreção circadiana, dependente, entre outros fatores, da luz solar. O sono noturno atravessa normalmente várias fases diferenciadas (ciclos), cerca de 5 a 6 vezes durante a noite, intercaladas por curtos “despertares”.
Na fase inicial (fase 1) o sono é superficial e o acordar é fácil. O sono avança até à fase 4, caracterizada por um sono profundo e um acordar difícil, acompanhados de relaxamento muscular, redução das frequências cardíaca e respiratória e da pressão arterial.
Para além destas 4 fases do sono, existem 2 tipos de sono. Um é acompanhado de movimentos oculares rápidos (REM), durante o qual ocorre uma intensa atividade cerebral, quase sobreponível a um estado de vigília.
    Neste tipo de sono ocorre aumento da frequência cardíaca e respiratória e é durante o qual ocorrem os sonhos (particularmente na fase 3), o falar, os terrores e o sonambulismo (fases 3 e 4). Em contraponto, o sono não-REM é caracterizado por baixa atividade elétrica cerebral.
Num sono noturno normal, o sono REM segue-se imediatamente a cada um dos 5 ou 6 ciclos da fase 4 do sono não REM, muito embora possa ocorrer em qualquer fase do sono.

Que fatores podem perturbar o sono na infância?

As “perturbações do sono” estão entre as queixas mais comuns ao longo de toda a infância. São definidas como alterações na conciliação, no padrão ou na duração do sono, ou ainda comportamentos anormais durante o mesmo, tais como terrores noturnos ou sonambulismo.
Há vários fatores que perturbam o sono, tais como:
  • excitação;
  • stress / preocupação;
  • certos medicamentos;
  • certos alimentos ou aditivos (cafeína ou teína, existentes no café ou no chá mas também em certas bebidas doces e refrigerantes, especiarias fortes, glutamato monossódico);
  • obstrução à respiração nasal (por adenoides grandes que cursam com ressonar, hálito matinal desagradável, sono agitado e por vezes paragens curtas no respirar);
  • e obesidade.
Sabe-se que as alterações do sono quando não resolvidas na infância têm tendência a manter-se na idade adulta (uma vez qua a organização do padrão sono-vigília bem como a estruturação do sono se “treinam” em idade pediátrica) e estão associadas a problemas do desenvolvimento neuropsicológico que se refletem no bem-estar psicológico das crianças (irritabilidade, sonolência diurna, compromisso na sociabilização) e consequentemente no seu rendimento escolar, ao afetar a memória e a concentração.
Problemas no padrão e/ou quantidade de sono estão ainda associados a doença do foro psicológico já na infância, com agravamento com a idade, com prejuízo da qualidade de vida e acarretando elevados custos para a saúde pública.
Um estudo realizado em Portugal em crianças de 7-11 anos (Klein K, 2008) mostrou que mais de metade das crianças (56,4%) dormem mais de nove horas por noite mas 18,6% das crianças apresentam perturbações do sono.

Como devem os pais atuar?

Mais uma vez, a prevenção é a chave para evitar eventuais problemas no sono e as suas consequentes repercussões sociais, académicas e na saúde atual e futura. Caso persistam, deve ser comunicado ao Médico Assistente /Pediatra e solicitada avaliação por especialidade.
Aqui ficam dez regras práticas:
  • Definir e cumprir um horário para dormir. A hora de ir para a cama e de acordar deve ser, todos os dias, a mesma. Atenção que nem todos os miúdos têm a mesma necessidade de sono.
  • Criar um ritual simples, mas que deve ser sempre o mesmo, para a hora de dormir (ex.: contar uma história ou conversar…).
  • Incentivar a partilha das experiências do dia e tranquilizar relativamente a qualquer experiência assustadora ou perturbadora que possa ter ocorrido. É fundamental, num ambiente de cumplicidade, transmitir autoconfiança, uma vez que estes episódios podem ser muito significativos para as crianças mais sensíveis ou impressionáveis.
  • Para tranquilizar os mais medrosos, deixar a porta entreaberta mas evite deixar qualquer luz acesa durante toda a noite. Transmita segurança dizendo “Dorme tranquilo pois eu estou sempre aqui ao lado!”.
  • Muitas crianças gostam de ter a companhia de um boneco macio durante o sono. Não há qualquer problema em dormir com esta “companhia”.
  • Incentivar atividade física ao longo do dia mas evitá-la antes de deitar.
  • Evitar programas  televisivos antes da hora de dormir. As crianças desta idade não devem “consumir” mais do que 1-2h de TV / jogos de ecrã por dia e, preferencialmente, apenas até à tarde.
  • Evitar dar alimentos que contenham substâncias estimulantes, nomeadamente cafeína, teína, açucares refinados ou chocolate.
  • Não servir refeições pesadas à hora de jantar. Um prato de sopa e uma fruta bastam.
  • A criança deve sempre dormir sozinha, no seu local de sono. A cama dos pais é para eles. E a criança não faz parte do casal!
 

Uma vista deslumbrante da Torre de Belém...

Um relógio fantástico...

março 23, 2015

Uma grande verdade...

Mudança do Museu dos Coches para um espaço novo e moderno...

 Museu dos Coches  mudou hoje de casa....
Alguns dos coches foram "pelos seus próprios pés"...

Aula de Geologia-um fóssil especial....


Não é um dos melhores exemplares, mas este fóssil e molde de amonita impressiona pelo tamanho.
Fica no Elk Valley, na comunidade de Fernie, British Columbia, Canadá. 
Possui aproximadamente 1,4m de diâmetro e 35cm de espessura. 
A sua idade é estimada entre 200-145 milhões de anos.

Poema de Fernando Pessoa...


É brando o dia, brando o vento
É brando o sol e brando o céu.
Assim fosse meu pensamento!
Assim fosse eu, assim fosse eu!

Fernando Pessoa

março 22, 2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


DIA MUNDIAL DA ÁGUA
O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários sectores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.


Origem da Data:
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso e promover a sua sustentabilidade.

A BE vai participar...


Dia Mundial da Poesia (21 de março)
 Anadia > Biblioteca Municipal
A Câmara Municipal de Anadia vai assinalar o Dia Mundial da Poesia, dia 21 de março, com um vasto programa que pretende homenagear os poetas e os amantes de poesia.
Assim, durante a próxima semana, e a propósito do Dia Mundial da Poesia, instituído pela UNESCO em 1999, a poesia estará em destaque em Anadia, através de um conjunto de ações que tem como principal objetivo homenagear os poetas, divulgar a sua obra e sensibilizar a comunidade para este género literário tão nobre e tão nosso. Nos dias 20, 21 e 22 de março, serão distribuídos, nos espaços públicos de maior frequência de todas as freguesias do concelho (cafés, bares e pastelarias), excertos de poemas da autoria de poetas e de alunos de Anadia, de forma a divulgar, junto da comunidade, o talento de todos quantos têm na poesia uma paixão.
A partir de dia 21 de março, ficará patente ao público, na Biblioteca Municipal, a mostra dos poemas concorrentes à VII Edição do Concurso de Poesia “Letras da Primavera”. Durante o período de exposição (21 de março a 24 de abril), os poemas serão avaliados e sujeitos a votação pelos utilizadores da Biblioteca Municipal, mediante impresso próprio facultado pelos serviços. Os três poemas mais votados corresponderão, assim, aos três premiados desta edição, cujo tema é “Anadia”.
Considerando o sucesso da iniciativa, a Câmara Municipal irá promover, ainda, na Biblioteca Municipal, no dia 18 de abril, a partir das 15h00, o IV Encontro de Poesia de Anadia, que contará com a presença não só de diversos poetas locais, mas também de autores que já tiveram a oportunidade de fazer o lançamento das suas obras poéticas em Anadia. A tarde começará com a apresentação do mais recente livro publicado por António Vilhena, “Cartas a um amor ausente”, e continuará com a declamação de poemas protagonizada por poetas e por outros admiradores da poesia, já que a participação neste encontro será aberta ao público em geral.