dezembro 30, 2015

Rudyard Kipling

Romancista e poeta inglês (1865-1936), Rudyard Kipling nasceu em Bombaim, na Índia. Na sua obra destacam-se os clássicos para literatura juvenil The Jungle Books (O Livro da Selva, 1894), Just So Stories (1902) e Puck of Pook's Hill (1906). O romance Kim (1901) retrata o domínio colonial inglês na Índia, temática que foi sempre uma das suas preferidas.

É considerado o maior "inovador na arte do conto curto". Os seus livros para crianças são clássicos da literatura infantil e o seu melhor trabalho dá mostras de um talento narrativo versátil e brilhante. Foi um dos escritores mais populares de Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do XX. O autor Henry James referiu: "Kipling impressiona-me pessoalmente como o mais completo homem de génio (o que difere de inteligência refinada) que eu jamais conheci."

Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prémio e, até hoje, o mais jovem. Entre outras distinções, foi sondado em diversas ocasiões para receber a Láurea de Poeta Britânico e um título de Cavalheiro, as quais rejeitou.

Ainda assim, Kipling tornou-se conhecido, nas palavras de George Orwell, como um "profeta do imperialismo britânico". Muitos viam preconceito e militarismo nas suas obras e essa controvérsia perdurou por muito tempo ainda no século XX. De acordo com o crítico Douglas Kerr: "Ele ainda é um autor que pode inspirar discordâncias apaixonadas e o seu lugar na história da literatura e da cultura ainda está longe de ser definido. Mas à medida que a era dos impérios europeus retrocede, é reconhecido como um intérprete incomparável, ainda que controverso, de como o império era vivido. Isso e um reconhecimento crescente dos seus extraordinários talentos narrativos, faz dele uma força a ser respeitada".

O seu poema If (Se) é símbolo dos Cadetes da Academia da Força Aérea e uma das suas obras, O Livro da Selva, foi adotado por Robert Baden-Powell, fundador do Escotismo, como fundo de cena para as atividades com jovens de 7 à 11 anos, denominando os jovens dessa faixa etária como lobinhos.

Nasceu a 30 de Dezembro de 1865 , Bombaim, Índia

  Alguns dos livros do autor

  • O Segundo Livro da Selva
  • Kim
  • O Livro da Jângal
  • A Casa dos Desejos