janeiro 06, 2015

Como redigir uma ata....

A ata é o registo de acontecimentos, opiniões e propostas que ocorrem no seguimento de uma assembleia, conselho ou reunião.

Na ata deve registar-se o número da ata (ata número _____), a data e a hora exata (aos _____ dias do mês de _____, do ano de _____, pelas _____), o local, a natureza da reunião, a ordem de trabalhos e as pessoas convocadas (presentes e ausentes) , (a reunião foi presidida por _____, tendo estado presentes todos os _____ convocados).

Na elaboração da ata deve relatar-se os assuntos pela ordem em que foram tratados na reunião e reproduzir-se fielmente o essencial do que foi dito e decidido. Assim, é conveniente que este tipo de texto seja uma síntese das principais intervenções, em que constam as respetivas deliberações. Além disso, deve utilizar-se uma linguagem clara, concisa e objetiva e palavras ou expressões adequadas para articular parágrafos e frases. Deve ainda escrever-se os números por extenso e trancar-se os espaços em branco.

A fórmula de encerramento poderá ser a seguinte: nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a sessão de que se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada nos termos da lei.
Por fim, a ata deve ser assinada pelo presidente e pelo secretário da reunião.