junho 28, 2014

1º Concurso Intermunicipal de Leitura do Distrito de Aveiro












Realizou-se hoje no Cineteatro de Anadia um belo Sarau Cultural subordinado ao 1º Concurso Intermunicipal de Leitura do Distrito de Aveiro.
Foi uma tarde de encantos com leituras de muitas obras onde participaram alunos dos 1º, 2º, 3ºCiclos e do Secundário, provenientes de diversos concelhos do Distrito de Aveiro.
Estiveram presentes muitos professores, professores bibliotecários, bibliotecários municipais, entidades municipais, Drª Vera Oliveira da Direção Geral do Livro e Apoio às Bibliotecas e Dr Fernando Pinto do Amaral, escritor e Comissário Geral do Plano Nacional de Leitura.
Alguns alunos da nossa Escola participaram neste sarau, tornando-o mais glamoroso e prestigiante...

Parabéns  à Francisca Costa e ao Marcelo Martinho!


Ler é um verdadeiro perigo contra a ignorância....

junho 27, 2014

Um documento histórico...de 1923....em Paris...

Uma visita guiada ao Louvre em 1923

A língua mais falada do hemisfério sul e a quarta mais falada em todo o mundo completa hoje oito séculos.

Português faz hoje 800 anos
A língua mais falada do hemisfério sul e a quarta mais falada em todo o mundo completa hoje oito séculos. 
Para o deputado português José Ribeiro e Castro estas são razões mais do que suficientes para comemorar. “Queremos saudar uma das mais importantes línguas internacionais e contemporâneas em tempo de globalização. A língua portuguesa é ela própria uma ferramenta da globalização”, sublinha o deputado, que promoveu, em conjunto com o editor João Pinto, o 'Manifesto 2014 - 800 anos da língua portuguesa' - subscrito por mais de 50 personalidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 
O texto do manifesto é proclamado hoje junto ao Padrão dos Descobrimentos, onde 800 crianças irão lançar 800 balões com desenhos de artistas plásticos dos oito países da CPLP. Embaixadores e representantes oficiais destes países juntam-se ao evento, que terá momentos de dança e declamação de poesia. À noite, no Martim Moniz, serão lançados outros 244 balões luminosos, símbolo dos 244 milhões de falantes de português em todo o mundo. 
Macau também vai celebrar: hoje de manhã, serão lançados balões a partir da Escola Portuguesa.
Testamento real é o marco histórico
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o Presidente da República e o primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak e Xanana Gusmão, o embaixador Hélder Lucas, chefe da Missão de Angola junto da CPLP, o embaixador de Moçambique em Portugal e secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, e o presidente do Instituto Internacional de Macau, Jorge Rangel, são algumas das personalidades que subscreveram este manifesto. O documento é  assinado também por escritores - como Pepetela, José Eduardo Agualusa e António Lobo Antunes -, linguistas, jornalistas e personalidades da cultura.
Mas porquê 27 de Junho? É que há precisamente 800 anos, no dia 27 de Junho de 1214, era assinado em Coimbra o Testamento do rei D. Afonso II - considerado o mais antigo documento oficial escrito em português. 
O objectivo inicial dos promotores da iniciativa era celebrar este marco a partir do Brasil, epicentro do Campeonato do Mundo de Futebol. “Gostaríamos que houvesse uma grande festa no país onde se realiza a copa do mundo e se fala português”, explica Ribeiro e Castro. Mas, lamenta o deputado do CDS, “não foram reunidas condições para isso”, em parte devido ao “contexto politicamente problemático do mundial”

Da lenda à História: Olisipo

Da Lenda à História ...

Da lenda à História: Olisipo.
Imagem: Planta de Lisboa em 1795 da obra "Travels in Portugal" MURPHY, James, 1760-1814
Copia disponivel em: http://purl.pt/17093 — com Joe Bucks.
Ora conta a lenda que a costa que hoje é a de Lisboa, tinha um estranho nome: Ofiusa - que quer dizer "Terra de Serpentes". As serpentes tinham a sua rainha. Uma rainha muito estranha, metade mulher, metade serpente...senhora de um olhar feiticeiro, e de uma voz muito meiga.
Às vezes, esta estranha rainha subia ao alto de um monte e gritava ao vento, só para que pudesse ouvir a sua própria voz:
"Este é o meu reino ! Só eu governo aqui, mais ninguém! Nenhum ser humano se atreverá a pôr aqui os pés: ai de quem ousar!Pois as minhas serpentes, não o deixarão respirar um minuto sequer!".
De facto, durante muito tempo, ser humano nenhum se aventurou a desembarcar nesta costa que se pensava estar amaldiçoada pelos deuses e também pelos homens.
Porém um dia, vindo de muito longe, um herói lendário chamado Ulisses, famoso pelas suas aventuras guerreiras, atracou na cidade.
Ficou deslumbrado com as belezas naturais que viu e ao desembarcar subiu a um monte, e com a sua máscula voz, gritou ao vento:
"Aqui edificarei a cidade mais bela do Universo ! E dar-lhe-ei o meu próprio nome: será a Ulisseia, capital do Mundo !"
E a sua profecia concretizou-se... e hoje, embora não tenha o nome dado pelo herói mitológico grego "Ulisseia", é uma das mais belas cidades do Mundo, e chama-se LISBOA.
Cit. a partir de http://lisboa.blogs.sapo.pt
Há quem afirme que Lisboa seja uma corrupção de Ulisseia, que, no tempo dos Romanos, derivou para Olissipo e que originou o topónimo Lisboa.
No entanto, vale a pena retomar a história, melhor, a lenda, tal como nos foi contada pela Monarchia Lusitana e pelos historiógrafos alcobacenses.
E mais há quem afirme que as sete colinas mais não são do que nós da serpente que enfurecida os deu sobre si própria ...e ainda quem relacione a ocupação de sete colinas com a fundação mítica de Roma, também ela cidade de sete colinas.
Mas independentemente desta proveniência lendária popular foi Frei Nicolau de Oliveira (...) empenhado em arranjar um paralelo apressado com a cidade de Roma que as referiu pela primeira vez no século XVII. Com o crescimento urbano, estendeu-se a outras elevações e, no século XVI, Damião de Góis já a descrevia espalhada por cinco colinas: Esperança, São Roque, Sant'Ana, Senhora do Monte (ou Santa Catarina do Monte Sínai) e Castelo (ou São Jorge)..
cit. a partir de Wikipédia
O que levaria a que os autores atribuissem a fundação de Lisboa ao Herói Ulisses, já se questionaram muitos, mas vale a pena atender às palavras de Aires A. Nascimento:
«Olisipo (situada nesse promontório em que só o horizonte separa as terras e o mar – Plin., Nat. 2. 14, 4, 113) representa, a Ocidente, essa cidade de finisterra, onde os homens se detiveram frente ao Oceano – olhando o futuro (como enunciou em dias mais próximos de nós o poeta Fernando Pessoa) e imaginando o passado como garantia de êxito. Tem essa cidade traços da romanização, embora não tão largos como os de outras cidades – nomeadamente Mérida, a antiga capital da província da Lusitânia, a que Olisipo pertenceu administrativamente. Tem a cidade um nome que remonta a outras gentes; a ele se tem procurado inutilmente dar significado transparente, mas a etimologia não é segura e não permite assegurar motivação certa quanto a uma interpretação correspondente a factores geográficos (acidentes orográficos ou amenidade climática)».
(...) Segundo os geógrafos, Olisippo representa no extremo ocidental a transposição de um processo urbano que, “começado no Levante, se estende pouco a pouco a todo o mar interior e transbordou para as costas oceânicas mais próximas”.Porque lhe foi associado o nome de Ulisses, o herói grego que, segundo os poemas homéricos,não terá passado de Ogígia, algures no Mediterrâneo?
Ulisses é o herói dos limites – ultrapassados ou negados, mas, ao menos enfrentados: é atirado para além dos “homens que comem pão”; não fica pelos “espaços dos homens afastados”, como Menelau; entra “nos espaços dos não-humanos” – tanto do mundo animal (corre o risco de ser transformado em irracional por Circe) como do mundo divino (Calipso promete-lhe a imortalidade) e do mundo dos mortos (onde consulta Tirésias), tendo tido para isso que passar para além da corrente do Oceano que rodeia a Terra.
Segundo a elaboração de Dante (Inferno, XXVI), Ulisses é o homem fascinado pelo desconhecido e condenado por acrescentar a outras culpas a de incitar os seus companheiros a buscarem tal desconhecido sem virtute e conoscenza, ultrapassando, em follo volo, as Colunas de Hércules, limite previsto por Deus para o mundo dos homens.
Ulisses em Lisboa: mito e memória
AIRES A. NASCIMENTO
Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras)
http://andre.catus.net/blogue/AcademiacienciasULISSES2.pdf
Contudo, são estas as referências de Geógrafos da Antiguidade sobre Olisipo, referindo-se-lhe assim Plínio: «Uma embaixada de olisiponenses, para esse efeito enviada, anunciou ao imperador Tibério que tinha sido visto e ouvido, numa gruta, tocando búzio, um Tritão cuja forma é bem conhecida. Também não é falsa a ideia que se tem das Nereides, com o corpo coberto poe escamas, mesmo na parte em que têm figura humana. De facto, também na mesma costa se avistou uma em agonia e cujo canto triste os habitantes ouviram ao longe».
Plínio (N.H. 9,9). Versão comentada por Amilcar Guerra, Edições Colibri, 1995.
«O Tejo dista do Douro duzentas milhas, ficando entre eles o Munda. O Tejo é famoso pelas suas areias auríferas. Distando dele cento e sessenta milhas, ergue-se o promontório Sacro, aproximadamente a meio da parte frontal da Hispânia». (Plínio H.N. 4, 115).
Diz-nos Varrão que (...) entre o Anas e o promontório Sacro habitam os Lusitanos. para lá do Tejo, as mais notáveis cidades da costa são Olisipo, célebre pelas éguas que concebem do favónio, Salácia, cognominada urbs Imperatoria, Meróbriga e, entre os promontórios Sacro e Cúneo, os ópidos se Ossónoba, Balsa e Mírtilis», (Plínio H.N. 4, 116).
«Nas margens do rio fortificou Olisipo para ter mais livre o curso da navegação e o transporte dos víveres (...) O rio é muito rico em peixe e abundante de ostras» (Estrabão, Livro 30, I Parte), diz-nos Estrabão referindo-se a um dos momentos da conquista da Lusitânia por Décimo Júnio Bruto, em finais do século II a.C., quando encontra junto ao estuário do Tagus a antiga povoação de Olisipo, entreposto de Fenícios e Gregos.
Municipium Civium Romanorum, Felicitas Iulia Olisipo era o nome porque foi denominada esta cidade, a partir do século I a.C.
Durante as guerras Púnicas, após a derrota de Aníbal, os romanos apoderaram-se da Hispânia, como acima referimos .
Após a derrota dos cartagineses por Scipio Africanus na Hispania Oriental, a pacificação do Ocidente foi liderada pelo cônsul Decimus Junius Brutus Callaicus.
Ao que se sabe, terá obtido a aliança de Olisipo na luta contra Lusitanos e Galaicos, integrando esta povoação, onde já deveria existir um conventus civium Romanorum, segundo José Cardim Ribeiro, no Império, em 138 a.C., altura em que foi fortificada.
Sabe-se que cerca de 30 a.C., a cidade torna-se um Municipium Civium Romanorum.
A localização de Olisipo deve-se, muito possivelmente, ao facto de ser um local priveligiado do ponto de vista topográfico «ponto de confluência entre realidades mediterrânicas e atlântico-continentais, condicionando também decisivamente e nos seus mais diversos aspectos, a romanização da cidade e território envolvente. A este facto se encontra, por exemplo, intimamente ligada a acção militar empreendida por Decimus Iunius Brutus, em 138 a.C. (...). O amuralhamento de Olisipo deve ser entendido como um dos fundamentais preparativos que antecederam as campanhas contra Lusitanos e Galaicos: na verdade, Brutus só fortificaria a cidade se lhe tivesse reconhecido prévia e inequívoca adesão à causa romana, e a considerasse seguramente fiel, inclusive numa eventual adversidade - ou seja, em conjuntura de derrota». José Cardim Ribeiro, Felicitas Iulia Olisipo, 1994, in Separata de Al-Madan, admite, portanto que à época da campanha de Brutus já Olisipo fosse fortemente romanizada.
É com Júlio César que recebe a denominação Felicitas Iulia, passando a ter os seus habitantes a cidadania romana

Quem mais gosta?

Foto: Bom dia. Somos muitos por aqui que partilhamos deste amor?

Citação de Voltaire

"Acontece com os livros o mesmo que com os homens; um pequeno grupo desempenha um grande papel.”
 
Voltaire

Concurso de Leitura no Cineteatro de Anadia....






A Biblioteca Escolar estará presente com vários professores e alunos...

junho 25, 2014

Como a NASA vê a cidade de Veneza....

Venice Lagoon
The waters around this Italian city provide a study in how humans affect the seas and how the seas affect human settlement.
Read more at http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=83793&src=f

junho 24, 2014

junho 19, 2014

Que nunca nos falte....

O que seria um lar romano...

Como seria um lar no tempo dos romanos?

Quer saber?

Veja o vídeo abaixo!

http://www.larp.mae.usp.br/rv/





Uma publicidade italiana a partir de AVEIRO....


 É mesmo verdade....ver em:

http://www.aveirolovers.pt/anuncio-de-bolachas-em-aveiro/





Poema de Eugénio de Andrade

“As primeiras chuvas estavam tão perto
de ser música
que esquecemos que o verão acabara:
uma súbita alegria,
súbita e bárbara, subia e coroava
a terra de água,
e deus, que tanto demorara,
ardia no coração da palavra.”


Eugénio de Andrade


José Saramago,18 de junho - 4 anos depois....


A 18 de junho assinala-se o 4.º aniversário da morte de José Saramago.
As suas palavras permanecem vivas nos seus livros e na experiência dos seus leitores.
Na Fundação José Saramago, 18 de junho será um dia de trabalho cumprindo com aquele a que chamamos o "Mandato Saramago". 

Para assinalar a data, apresenta-se a seguinte programação:

Antestreia do filme O Homem Duplicado
17 de junho, 21h30, Cinema São Jorge

 
 

18 de junho, das 10 às 18 horas
- Entrada livre na Casa dos Bicos- Fundação José Saramago

 


Feira da Vinha e do Vinho em Anadia...

Um livro, um grande amigo....


Ministério lança portal para ajudar a escolher cursos superiores

Ministério lança portal para ajudar a escolher cursos superiores

Qual é a taxa de desemprego de uma licenciatura? Com que notas entraram os alunos? São apenas algumas das informações já disponíveis no Portal Infocursos.
No portal, o Ministério da Educação disponibiliza várias informações para cada licenciatura e mestrado integrado em funcionamento
Pode ser por falta de notas de acesso, mas não deverá ser por falta de informação que os candidatos ao ensino superior verão as suas escolhas condicionadas. Além dos dados fornecidos pelas próprias universidades e politécnicos, o Ministério da Educação e Ciência disponibiliza a partir desta quinta-feira um portal que agrega várias informações para cada licenciatura e mestrado integrado em funcionamento.
O Portal Infocursos , que será apresentado esta tarde mas já disponível para consulta, disponibiliza para cada licenciatura e mestrado integrado dados como a taxa de desemprego desse curso, comparando-o com os valores médios nacionais e da respetiva área de formação. Ou seja, é possível ver como é que uma determinada formação de uma determinada instituição, pública ou privada, se posiciona face aos cursos congéneres.
A evolução nas médias das provas de ingresso com que os candidatos têm entrado nos cursos ou as classificações à saída são outras das novidades que estão acessíveis no portal. Tal como as taxas de abandono, transferência e continuidade dos alunos um ano após a sua matrícula. A distribuição por idades, sexo e vias de ingresso completam a informação disponível.
"O Portal Infocursos faz parte do esforço que tem sido feito pelo Governo para uma maior transparência em matéria de oferta formativa de nível superior, nomeadamente no que se refere à informação disponível para uma escolha informada por parte dos candidatos ao Ensino Superior", explica o Ministério da Educação e Ciência em comunicado.
A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior inicia-se a 17 de julho, com as candidaturas a decorrerem até 8 de agosto.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ministerio-lanca-portal-para-ajudar-a-escolher-cursos-superiores=f876623#ixzz355bSVUl2

junho 16, 2014

Tudo (bem) dito....

Num dia de calor apetece a água...


Tudo era claro,
jovem, alado.
O mar estava perto.
Puríssimo. Doirado.

Eugénio de Andrade

junho 15, 2014

A BE na véspera do final do ano letivo...

É com mágoa e com saudade que não vamos falar, conviver, ajudar e trocar opiniões com os nossos alunos...

No entretanto, ficam os seus belos sorrisos...

Até breve! Boas férias para todos os nossos queridos alunos....com ótimas leituras...


Os analfabetos do Século XXI....


CONFERÊNCIA “FUTURO É AGORA”

A Conferência "FUTURO É AGORA"...
20 de junho # ANADIA # Cineteatro Anadia # 09h00 – 16h00
A Câmara Municipal de Anadia vai realizar, no próximo dia 20 de junho, no Cineteatro Anadia, a conferência "Futuro é Agora", dedicada às temáticas da Educação, da Formação e do Empreendedorismo, e na qual serão intervenientes representantes de diversos organismos ligados às áreas em análise.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição (até 18 de junho) e limitada à lotação da sala.
 Para mais informações, aceda a www. cm-anadia.pt ou www.facebook.com/municipioanadia.