novembro 30, 2012

Miguel Torga

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Miguel Torga

novembro 29, 2012

Sophia de Mello Breyner Andresen

Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove à sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
E transforma as palavras em moeda
Como se fez com o trigo e com a terra

Sophia de Mello Breyner Andresen/Iker Ayestaran
 
 

Poema de Fernando Pessoa...

Foto

Uma linda nuvem de palavras...



Convento de Cristo


TOMAR: Convento de Cristo

O Manuelino

Exteriormente, o grandioso portal manuelino é uma parceria de João e Diogo de Castilho, este último encarregue da parte escultórica. Uma vez mais, esta fachada é uma glorificação da arte manuelina, no seu jogo de rendilhadas pilastras, baixos-relevos naturalistas, imagens de santos, rematados por pináculos cogulhados e platibandas com a simbólica esfera armilar e a cruz de Cristo.A fachada sul contém um dos ex-libris do monumento: trata-se da cenográfica janela manuelina. Retangular e preenchida por reticulado vazado, ela é emoldurada por um exuberante emaranhado de nós de cordas, raízes e troncos, pináculos cogulhados, e rematada por esferas armilares. Na base da janela, a figura de um velho atlante sustenta toda esta fantasiosa composição. Encima-a o escudo de D. Manuel I, sobrepujado por uma cruz de Cristo. Os dois poderosos botaréus-pináculos que ladeiam a janela manuelina prolongam os seus temas ...
escultóricos, contendo ainda anjos e estátuas de D. João II e de D. Manuel I. A parte superior da fachada apresenta ainda o espantoso óculo preenchido por espiral com motivos de cordas e velas enfunadas pelo vento.

Fotografias: © Vítor Ribeiro

info: Convento de Cristo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-11-28].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$convento-de-cristo>.

 

Adivinhas...

E esta quem é que adivinha?????

"Redonda e colorida,
chutada por todos.
Na baliza introduzida
provoco alegria a todos".
...

"365 Adivinhas sem espinhas" João Manuel Ribeiro escreveu e Fedra Santos ilustrou. Editora Tropelias e Companhia

novembro 27, 2012

Parabéns a Valter Hugo Mãe e a Afonso Cruz....

Valter Hugo Mãe, prémio Pt Brasil.

Afonso Cruz, prémio da União Europeia.

Despedida, in Oficio da Paciência de Eugénio de Andrade


Volto-me e são brancos os cavalos.
O trigo novo, a musica dos nomes,
o tempo da flor,
tudo isso ja passou.
Mas a terra brilha como quem não conhece a morte.
...
Volto -me, os pombos regressam.
Tu ja não estavas
e só eu
os vi regressar.

Eugénio de Andrade

Despedida, in Oficio da Paciência
 



 

A leitura como chave para compreensão pessoal e do mundo!

"Cada libro, es una llave que abre las puertas al conocimiento, la sabiduría, el entendimiento y la libertad de expresión"...
A leitura como chave para compreensão pessoal e do mundo!
Concordo!
 

"Criando um mundo de histórias"...

                      "Criando um mundo de histórias"...


É divertido ler....


"Entretenida lectura, en mi casa del árbol"...
"Divertido ler em minha casa na árvore"....
 
 

Outra maneira de escrever o ISBN....


Guarda-rios (Alcedo atthis)

Guarda-rios (Alcedo atthis)

Esta pequena ave aquática é uma das espécies mais coloridas e encantadoras da avifauna portuguesa.

Muitas vezes é detectado quando...
faz o seu voo rasante e directo. Quando pousado, pode ser facilmente reconhecido pelo dorso e pelas asas azuis e pelo peito e ventre cor-de-laranja. Pousa frequentemente em pequenos postes ou ramos secos, junto à agua, a partir de onde pratica a caça à espera.

Por ser uma ave tão colorida, é bem conhecida das populações, que por isso baptizaram esta espécie com pelo menos vinte e cinco nomes diferentes. Eis alguns deles: chasco-de-rego, espreita-marés, freirinha, juiz-do-rio, martinho-pescador, passa-rios, pica-peixe, piçorelho, pisco-ribeiro, rei-do-mar.

Fonte: http://www.avesdeportugal.info/alcatt

Foto: Faísca
 
 

Valter Hugo Mãe é o grande vencedor do Prémio Portugal Telecom 2012


Valter Hugo Mãe é o grande vencedor do Prémio Portugal Telecom 2012

O romancista Valter Hugo Mãe, o poeta Nuno Ramos e o contista Dalton Trevisan são os vencedores da 10ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, que foi anunciado em S. Paulo, nesta segunda-feira à noite.

Valter Hugo Mãe é o grande vencedor da 10ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. O escritor português recebeu esta noite numa cerimónia que decorreu no Auditório Ibirapuera, em S. Paulo, no Brasil, o prémio na categoria de melhor romance com a A Máquina de Fazer Espanhóis e também foi o vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom 2012.
"Muito obrigado. É uma honra ser finalista com todos esses escritores com quem fui finalista, estava convencido que Bernardo Kucinski [académico brasileiro que escreveu K., um primeiro romance que se passa na época da ditadura e que recebeu uma menção honrosa] ia ganhar", disse o escritor português, emocionado quando recebeu o prémio de melhor romance das mãos do vice-presidente da PT Brasil, Abílio Martins.
Mais tarde voltou ao palco para receber o grande prémio da noite. "Tenho de falar devagar para não me comover. Cresci a escrever muito, mas não achava que ser escritor era algo que eu pudesse ser. Agradeço que subitamente eu possa estar mais perto de vocês, mas se calhar mais perto de mim", disse o escritor.
Também eram finalistas na categoria de romance o brasileiro Michel Laub, com Diário da Queda (que irá ser publicado em Portugal pela Tinta da China no próximo ano) e o brasileiro de ascendência argentina, Julián Fuks, com Procura do Romance.
O artista brasileiro multimédia Nuno Ramos venceu a categoria de poesia com a obra Junco. O escritor, que já foi vencedor do Prémio Portugal Telecom 2009 com Ó, agradeceu à mulher, Sandra, que fez os desenhos deste livro, "uma espécie de cena original de tudo o que ele faz". Na categoria de poesia concorriam ao prémio o poeta português Gastão Cruz, com o livro Escarpas e Zulmira Ribeiro Tavares (Vesúvio), e ainda jovem poeta mineira Ana Martins Marques (Da Arte das Armadilhas).
O Prémio Camões 2012, o escritor brasileiro Dalton Trevisan, vencedor das edições de 2003 e 2007 do Prémio Portugal Telecom e que este ano concorreu com o livro de contos O Anão e a Ninfeta, foi o vencedor na categoria de conto e de crónica. O escritor, que não se deixa fotografar desde os anos 60 e vive isolado em Curitiba, não esteve no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, mas enviou a representante da editora Record. Além de Dalton Trevisan, eram candidatos os brasileiros Sérgio Sant’Anna que recebeu o prémio em 2004, com O Livro de Praga; João Anzanello Carrascoza, com Amores Mínimos; e Evando Nascimento, com Cantos do Mundo.
A cerimónia, que decorreu no auditório no edifício projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer, teve apresentação do cantor e músico Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e da actriz brasileira Maria Fernanda Cândido e foram recordadas as várias obras premiadas ao longo dos dez anos do galardão.
O valor atribuído aos vencedores de cada categoria é de 50 mil reais (18.500 euros), o mesmo valor do Grande Prémio Portugal Telecom 2012.

novembro 26, 2012

Radar Meteorológico da Freita, um miradouro do Arouca Geopark

O Arouca Geopark irá dispor, num futuro próximo, de um miradouro de excelência localizado em plena Serra da Freita, com a construção do Radar Meteorológico.

Esta estrutura será implementada no Pico do Gralheiro, na freguesia de Albergaria da Serra e consistirá numa torre, acoplada a um edifício anexo, com cerca de 47 metros e 13 pisos. Em cada um dos três pisos técnicos haverá uma varanda exterior, para colocação de antenas de comunicação. Uma das varandas funcionará como miradouro, com vista privilegiada sobre a região Norte e Centro de Portugal. A cerca de 1100 metros de altitude, e junto ao emblemático geossítio das Pedras Parideiras, este espaço tornar-se-á um destino obrigatório nas rotas do Arouca Geopark.

Radar Meteorológico da Serra da Freita

O radar metereológico da Serra da Freita cobrirá toda a zona norte e será equipado com um sistema de radar de polarização dupla, com as tecnologias mais desenvolvidas que se conhecem. Permitirá detetar alterações meteorológicas e hidrológicas, bem como ocorrências esporádicas, como nuvens de fumo (típicas de incêndios florestais), tornando as previsões climatéricas mais eficazes e possibilitando uma reação efetiva em casos de intempérie.

Esta obra é da responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tutelado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

MACHADO DE CASTRO

 
 
MACHADO DE CASTRO

Joaquim Machado de Castro (Coimbra, 19 de Junho de 1731 - Lisboa, 17 de Novembro de 1822) foi um dos maiores e mais renomados escultores portu...
gueses. Machado de Castro foi um dos escultores de maior influência na Europa do século XVIII e princípio do século XIX.

Para além da escultura, descrevia extensamente o seu trabalho, do qual se destaca, a extensa análise sobre a estátua de José I que se situa na Praça do Comércio em Lisboa, intitulada: Descripção analytica da execução da estátua equestre, Lisboa 1810.

A (Descripção) consiste no relato pormenorizado, feito ao estilo e à execução técnica, levada a cabo no que é considerado o seu melhor trabalho, a estátua equestre do Rei D. José I de Portugal datada de 1775, como parte da obra de reconstrução da cidade de Lisboa, seguindo os planos de Marquês de Pombal, logo após o Terramoto de 1755. As partes da construção estão detalhadas e ilustradas, incluindo variados planos e componentes utilizados para a sua execução.

Na introdução da sua obra Machado de Castro comenta outras estátuas equestres situadas em diversas praças europeias.
Retrato_de_Joaquim_Machado_de_Castro
 

Fernando Pessoa...



Terramoto de 17555....


Vídeo sobre o terramoto de 1755....

Ver em:

http://vimeo.com/17044721

novembro 25, 2012

A vida é curta...há que ler...muito....



Eça de Queiróz/ Luisa Ducla Soares

Eça de Queiróz nasceu a 25 de novembro de 1845.
"O meu primeiro Eça de Queirós"
Autor: Luisa Ducla Soares
Ilustração: Fátima Afonso
Edição: Dom Quixote
http://maletadamarieta.blogspot.com/
 
 

O som das cores...

 O Som das Cores ...+ DVD...+ Livro de Paula Teixeira....

Nome escolhido-"Mãos de Encantar"...

Ver este vídeo.....

http://www.youtube.com/watch?v=j4jp8AdwOIo&feature=share




FERNANDO PESSOA


FERNANDO PESSOA, in POESIAS. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995), (1ª publ. in Athena, nº 3. Lisboa: Dez. 1924, 5ª ed., 1995), in CANCIONEIRO

A minha vida é um barco abandonado
...
Infiel, no ermo porto, ao seu destino.
Por que não ergue ferro e segue o atino
De navegar, casado com o seu fado ?
Ah! falta quem o lance ao mar, e alado
Torne seu vulto em velas; peregrino
Frescor de afastamento, no divino
Amplexo da manhã, puro e salgado.
Morto corpo da ação sem vontade
Que o viva, vulto estéril de viver,
Boiando à tona inútil da saudade.
Os limos esverdeiam tua quilha,
O vento embala-te sem te mover,
E é para além do mar a ansiada Ilha.


Óleo s/ compensado: Small Boat in Fog, por ©Robert Kimball

Um vídeo impressionante...

IMPRESSIONANTE... NEM PESTANEJE...

Não deixe de vê-lo...

 Observem que rápido passam os factos, a formação do Planeta, os começos, a natureza, os animais, as etapas primitivas, o ser humano e o desenvolvimento, a cultura, as guerras, a destruição, a modernidade,
a chegada à Lua, a multiplicação dos habitantes da Terra, as pestes e
 calamidades, o meio ambiente, a contaminação; tudo em dois minutos!!!!!
Não há textos, só fotos.
 Não fechem os olhos nem 2 segundos, porque se perdem 2000 anos num só momento!!!
 É realmente extraordinário este resumo fotográfico para mostrar detalhadamente a história do mundo !!

LEITURA - a forma mais barata de viajar!

                                               LEITURA - a forma mais barata de viajar!

novembro 24, 2012

Ainda bem....



Fernando Pessoa

O que me dói

O que me dói não é
O que há no coração
Mas essas coisas lindas
...
Que nunca existirão…
São as formas sem forma
Que passam sem que a dor
As possa conhecer
Ou as sonhar o amor.
São como se a tristeza
Fosse árvore e, uma a uma,
Caíssem suas folhas
Entre o vestígio e a bruma.


Fernando Pessoa
 
 

"Raiz de Orvalho e Outros Poemas" de Mia Couto

 
 
 
 
Para ti criei todas as palavras
e todas me faltaram
no minuto em que talhei
o sabor do sempre

...
Para ti dei voz
às minhas mãos
abri os gomos do tempo
assaltei o mundo
e pensei que tudo estava em nós
nesse doce engano
de tudo sermos donos
sem nada termos
simplesmente porque era de noite
e não dormíamos
eu descia em teu peito
para me procurar
e antes que a escuridão
nos cingisse a cintura
ficávamos nos olhos
vivendo de um só
amando de uma só vida

Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"

O SOL NAS NOITES E O LUAR NOS DIAS de NATÁLIA CORREIA

NATÁLIA CORREIA, in POESIA COMPLETA - O SOL NAS NOITES E O LUAR NOS DIAS (Dom Quixote, 2007)

DO DEVER DE DESLUMBRAR

A inútil tragédia da vida
...
Não chega a merecer um poema.
Só o poema merece, por vezes
A inútil tragédia da vida.

As pessoas caem como folhas
E secam no pó do desalento
Se não as leva consigo
A fúria poética do vento.

Para que se justifique a nossa vida
É preciso que alguém a invente em nós.
Os que nunca inspiram um poema
São as únicas pessoas sós.
 


Aguarela: Soul Freedom, de Michelle Wiarda

Citação de Fernando Pessoa....


Objetivos da Atividade

Objetivos da Atividade
    Concurso“ Mensagem de Natal 2012”

Ø Promover o relacionamento interpessoal de forma a evidenciar afetos natalícios;
Ø Sensibilizar os alunos para a importância dos afetos: carinho, simpatia, espírito de entreajuda, amor, amizade, admiração, solidariedade;
Ø Traduzir por palavras os afetos através da elaboração de frases;
Ø Incutir nos alunos hábitos de participação em concursos;
Ø Estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos;
Ø Desenvolver a sensibilidade dos jovens;
Ø Criar na BE um ambiente acolhedor com decorações alusivas ao tema;
Ø Promover a articulação da Biblioteca Escolar com alunos, professores e assistentes operacionais.

     A Professora Bibliotecária/Equipa da BE:
                      Maria Ivone Saraiva
     Regulamento do Concurso “Mensagem de Natal 2012”
      Professora Bibliotecária/Equipa da BE: Maria Ivone Saraiva

1                                   
O Concurso destina-se a alunos, professores e assistentes operacionais


2
Consiste na produção escrita de uma Mensagem Natalícia

3
Terá de ser escrita numa folha própria disponibilizada
             pela Biblioteca Escolar

4
O autor da mensagem terá de deixar a sua identificação no final



5
O concurso decorre entre
26 de novembro e 14 de  
              dezembro

6
A mensagem deve ser colocada na caixa natalícia para tal fim existente na
             BE

7
As 3 melhores mensagens receberão um diploma por categoria de
                  participantes

8
Critérios de seleção:
construção frásica,
imaginação/originalidade,
                conteúdo/significado
                da mensagem


9
Júri de seleção:
equipa da BE

Concurso “Mensagem de Natal 2012” na BE

 


    Agrupamento de Escolas de Anadia
 Escola Básica nº2 de Anadia
  Biblioteca Escolar
 Concurso “Mensagem de Natal 2012”
  para alunos, professores e assistentes operacionais
      de 26 de novembro a 14 de dezembro de 2012
                   (consultar respetivo regulamento)
          A Professora Bibliotecária/Equipa da BE:
                             Maria Ivone Saraiva



As visualizações de hoje, dia 24 de novembro...

Visualizações de páginas de hoje
51
Visualizações de página de ontem
63
Visualizações de páginas no último mês
1 213
Histórico total de visualizações de páginas
6 901



Estamos todos de parabéns!!!!
A Equipa da Biblioteca Escolar agradece reconhecidamente....

São Leonardo de Galafura

São Leonardo de Galafura

São Leonardo de Galafura era, indubitavelmente, um dos locais predilectos de Miguel Torga para observar, admirar e inspirar-se no rio Douro.
 


 
"Vivo a minha vida em círculos cada vez maiores que se estendem sobre as coisas. Talvez não possa acabar o último, mas quero tentar."

(Rainer Rilke)

Poemas de João Pedro Mésseder....

Unidos pela sugestão matemática, que o título também cristaliza, os poemas que João Pedro Mésseder agrupa nesta colectânea brincam com os números, as operações ...
matemáticas e a herança tradicional, recriando, com a originalidade e a criatividade que o caracteriza, formas e fórmulas da literatura oral. As rimas infantis, os trava-línguas e os jogos de palavras servem de ponto de partida para a construção de textos onde a linguagem e as suas inúmeras possibilidades (visuais/gráficas, sonoras, melódicas, semânticas) são exploradas com humor e com a exigência a que nos habituou. Ora adicionando elementos, ora promovendo subtracções, multiplicações e divisões, os textos brincam com as operações matemáticas e também com temas como os animais, os jogos infantis, a família, a Natureza e o calendário, sem esquecer a influência de uma certa nonsensicalidade que também sublinha a dimensão humorística da edição. As ilustrações propõem leituras complementares, mais ou menos próximas do texto, recriando os elementos-chave dos mesmos. Destaque-se, como elemento mais relevante, a sugestão de movimentos e dinâmicas que caracterizam os próprios textos.
| Ana Margarida Ramos

novembro 23, 2012

Que título tão lindo...


Que bela.....


"Cada libro, es una llave que abre las puertas al conocimiento, la sabiduría, el entendimiento y la libertad de expresión"...

novembro 22, 2012

                                            Palácio Nacional da Pena

Constitui o mais completo e notável exemplar de arquitectura portuguesa do Romantismo. Edificado a cerca de 500 metros de altitude, remonta a 1839, quando o rei consorte D. Fernando II de Saxe Coburgo-Gotha (1816-1885), adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a sua adaptação a palacete. Para dirigir as obras, chamou o Barão de Eschwege, que se inspirou nos palácios da Baviera para construir este notável edifício. Extremamente fantasiosa, a arquitectura da Pena utiliza os "motivos" mouriscos, góticos e manuelinos, mas também o espírito Wagneriano dos castelos Schinkel do centro da Europa. Situado a 4,5 Km do centro histórico